domingo, 16 de outubro de 2011

IBAMA FRIBURGO FARÁ REUNIÃO COM OS CRIADORES DE PÁSSAROS DA REGIÃO

O IBAMA está preparando uma reunião com os criadores amadores de pássaros de nossa região para esclarecer dúvidas sobre essa atividade, e que deve ocorrer ainda este ano.

Esta reunião se faz necessária uma vez que o IBAMA tem encontrado inúmeras e graves irregularidades nessa atividade, principalmente no que se refere a adulteração de anilhas fornecidas pelo Órgão, prática essa que é considerada crime de falsificação de selo público (art. 296 §1º, inciso I do Código Penal) e que se desdobra em processos administrativos pelo IBAMA e penais junto a Justiça Federal.

<-------Nessa foto a adulteração é grosseira. Vejam a letras do IBAMA todas disformes.

“O quadro geral é assustador. Mais de 90% dos criadores da região possuem pássaros com anilhas adulteradas, clonadas ou falsificadas”, comenta o Coordenador do IBAMA Regional, que complementa afirmando que isso é feito para tentar “legalizar” o pássaro adquirido de forma ilegal, na sua maioria capturado na natureza. Segundo o Coordenador do IBAMA as adulterações são grosseiras e de fácil identificação pela fiscalização.

O IBAMA informa também que qualquer criador amador de pássaros pode e deve checar as anilhas de seus pássaros, principalmente os que foram recebidos de outros criadores.

Munido de um paquímetro (que pode ser até estes de plástico adquiridos nas lojas de 1,99) o criador mede a anilha e confere com as medidas originais de fábrica na tabela abaixo. Nessa reunião o IBAMA também pretende orientar como usar o paquímetro que é um procedimento muito simples. Nesse link você fica sabendo como utilizar o paquímetro:
http://www.youtube.com/watch?v=IZObXB5u_HU&feature=related

Nesta foto temos uma anilha de 3,5mm mas que foi adulterada para 4,4mm ------------>

O IBAMA informa também que caso o criador verifique que está de posse de um pássaro cuja anilha esteja fora do padrão, ele pode entregar espontaneamente esse animal ao IBAMA e assim ficar livre das penalidades que a legislação impõe. Vale esclarecer que essa entrega espontânea não será permitida no ato da fiscalização.
Por fim o IBAMA alerta aos criadores sobre as anilhas antigas que eram fornecidas pelos clubes e federações e que apresentam as medidas internas distintas do que está indicado no SISPASS, pois também são consideradas anilhas adulteradas e sujeitas às penalidades da lei.

Fonte: ASCOM IBAMA Nova Friburgo/RJ
_________________________